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sábado, 9 de março de 2013

Psicologia da Educação: o conceito


Quando falamos sobre Psicologia, a maioria das pessoas já pensam logo em um consultório com um divã e um homem de terno anotando tudo que um suposto paciente relata sobre as vozes interiores que falam com ele. Mas na verdade, existem diversas áreas da Psicologia, e uma delas é a Psicologia da Educação, que visa estudar os processos de ensinar, aperfeiçoando-o.
Psicologia da Educação: o conceito

Psicologia da Educação; O que é?

Psicologia da Educação; O que é?
A Psicologia da Educação é o ramo da Psicologia que surgiu já desde a época de Sigmund Freud, o mais notável psicólogo de todos os tempos. Ele chegou a fazer diversos estudos sobre o tema, usando como instrumento para seu estudo a Psicanálise, que é o estudo do inconsciente e sub consciente das pessoas. Através da psicanálise ele foi criando teorias sobre o que acontece no consciente, sub consciente e inconsciente de uma pessoa enquanto ela está tentando aprender. Uma vez que isso foi descoberto e comprovado, ficou mais fácil o processo de ensinar, já que agora já se sabia exatamente o que tinha que ser feito para que a assimilação da pessoa que estava aprendendo fosse maior e já se tinha um amplo conhecimento nos campos da memória recente e memória antiga, auxiliando na fixação do que foi aprendido.

Psicologia da Educação: Como aplicar?

Nas escolas atuais, a Psicologia da Educação é extremamente necessária, uma vez que os alunos têm ficado cada vez mais desanimados e desinteressados com os estudos, uma vez que eles têm diversos outros atrativos como videogames de última geração, televisões, celulares, filmes, entre outros. Com isso, os esforços para atrair a atenção deles e aperfeiçoar o ensino ficou maior, sendo necessário uma imensa intervenção da psicologia em um ambiente multiprofissional para criar métodos atrativos de se ensinar. Para medir os progressos gerados pela Psicologia da Educação, são avaliados o desempenho dos alunos, comparando com o antes e o depois. O maior objetivo desse sistema é obter a confirmação de que o aluno de fato tem conseguido não só decorar certa matéria para uma prova, mas tenha aprendido a matéria realmente. Como a educação não abrange apenas os estudos, também são avaliados os comportamentos dos alunos em si, como seus hábitos, modo de falar, entre outros, para garantir que a educação tenha ultrapassado a barreira dos cadernos de forma a ser capaz de influenciar o aluno com o aprendizado a mudar alguns hábitos negativos ou prejudiciais a ele mesmo ou à sociedade. Com isso podemos notar a importância desse processo na aprendizagem nas escolas.

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