twitter

sábado, 9 de março de 2013

Geografia Humana: o que é e o que estuda

                                           Geografia Humana: o que é e o que estuda


O objetivo deste artigo é dar a conhecer o que é a Geografia Humana e o que é que estuda.

A Geografia Humana é um ramo das ciências sociais e geográficas que estuda a relação entre o Homem, como ser da sociedade e o meio natural, ou espaço, que o rodeia, isto é, a forma como o Homem modifica o espaço e a forma como esse meio condiciona o seu comportamento em sociedade.

Campos e Métodos de Estudo da Geografia Humana

Campos e Métodos de Estudo da Geografia Humana
A Geografia Humana abrange vários campos de estudo, entre os quais se destacam o econômico, o social, o cultural, o urbano, o rural, o ambiental, o ecológico e a política, interagindo com diversas áreas do conhecimento e da ciência.

Os métodos de estudo normalmente utilizados em Geografia Humana são os chamados estruturalista, funcionalista, fenomenológigo e neopositivista.

O método estruturalista consiste em considerar a sociedade através de relações ditas “formais”.

O método funcionalista (que deriva da Antropologia, uma ciência social que estuda o Homem e a sociedade onde está inserido de uma forma global) procura explicar os fenômenos sociais como resultado da sua necessidade e utilidade.

O método fenomenológico considera que o que é importante é a consciência do Homem, resultando que o conhecimento humano se deve exclusivamente ao empirismo e a fenômenos de consciência.

A Geografia Humana aborda matérias e realidades físicas e sociais como os conceitos de País, Estado e Nação, Território, Fronteira, Habitat, Continente, População, Região, Povo, Migração, Relações Internacionais, Energia,Transportes e Atividades Econômicas.

Abordagens Filosóficas da Geografia Humana

Os métodos de estudo de cada campo da Geografia Humana utilizam normalmente diferentes tipos de aproximações filosóficas dos fenômenos em estudo.

Essas aproximações são designadas por Geografia do Comportamento, Geografia Crítica, Geografia Marxista e Geografia Feminista.

Segundo a visão da Geografia do Comportamento o ser humano é estudado através de várias áreas do conhecimento, sendo particularmente utlizada a cognição para explicar o entendimento do Homem do meio que o rodeia, e a forma como reage a esse meio.

A cognição define-se como a forma de “conhecer”, tendo como base fenômenos como o raciocínio, o pensamento, a memória e a imaginação. A cognição é um ramo de estudo da Psicologia (a Psicologia Cognitiva).

Para os estudiosos que seguem a Geografia Crítica é necessário abandonar a neutralidade científica e fazê-la uma ciência política, para que a geografia promova a igualdade social e econômica; esta corrente filosófica tem uma atitude de crítica à sociedade capitalista.

Como subcorrente da Geografia Crítica existe a Geografia Marxista que usa os princípios do marxismo para estudar a inserção do Homem na sociedade e no meio e a inter-relação entre eles.

Com uma realidade temporal e uma força diferentes em cada país, a Geografia Feminista adota a visão feminista para estudar a interação entre o Homem, o espaço e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário