twitter

sábado, 9 de março de 2013

O que é Geografia: e o que ela estuda

                                            O que é Geografia: e o que ela estuda

A Geografia é uma ciência ensinada nas escolas há anos. Devido aos seus ensinamentos, milhares de pessoas conhecem os continentes mesmo sem ter estado neles. O estudo da natureza e de seus aspectos físicos como o clima e o tipo de solo em que pisamos, também pode ser conhecido através desta disciplina tão necessária para o desenvolvimento do ser humano. Mesmo que ela não agrade a todas as pessoas, é inegável que, apesar disso, consegue desenvolver o estudo crítico sobre diversos aspectos da vida na terra. É imprescindível que cada vez mais, haja profissionais competentes que possam desenvolver o gosto pela matéria dentro da cabeça de alunos no mundo todo. 


O que ela estuda?

Clima, relevo, solos e rochas fazem parte dos estudos de uma disciplina conhecida por geografia física. O que ela faz é analisar os aspectos físicos da terra como um todo, visualizando o tempo em que tais aspectos podem estar presentes no planeta, no espaço e as substancias que compõem cada uma deles.
Além disso, a geografia também pode estudar aspectos que vão além da natureza e a sua composição. Por meio de inúmeras teorias e métodos já analisados, a geografia pode estudar o comportamento humano. A matéria visa analisar com todo cuidado, o modo de agir do ser humano e o que ele traz de consequência para o mundo todo. Além disso, pode estudar taxas de desenvolvimento social como as de natalidade, mortalidade, crescimento populacional e outras características que fazem a sociedade ser como é hoje em dia.

Para que serve a geografia?

A geografia pode estudar diversos aspectos distintos sobre o mundo. Porém, o objetivo para que esta disciplina seja ensinada explica muita coisa. Na verdade, o ensino da disciplina abrange várias áreas importantes, como o desenvolvimento da mente humana para questões relacionadas ao próprio meio em que vivem. Os alunos são capazes de aprender sobre a própria moradia e tudo o que a compõe. Com isso, crianças e adolescentes poderão ser capazes de olhar o planeta com outros olhos e ter noções para que a sociedade se desenvolva cada vez mais e de uma forma muito melhor.
Portanto, a visão crítica que o ensino da geografia trás é tão importante quanto a sua visão da natureza, por mais que ela ajude nos cuidados com o meio ambiente e com o valor que cada ser humano deve ter em relação ao próprio chão que pisam, ganhando uma visão ampla, não só de seu país de origem, mas sim de outras nações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário