twitter

sábado, 9 de março de 2013

Pedagogia de Projetos: de aprendizagem


Nos dias de hoje, a educação e os estudos têm alcançado níveis de prioridade em nossa sociedade. Para arrumar um emprego que paga pouco já é necessário ter no mínimo o Ensino Médio completo, e para ter um bom emprego atualmente, a faculdade é pouco, sendo assim necessário uma pós graduação, MBA, doutorado, etc.

Considerando esse contexto, fica explicita para os alunos a necessidade de investir em uma educação de alto nível, principalmente para as crianças, uma vez que essa disputa comercial tende a aumentar cada vez mais com o passar dos anos. Surge assim a Pedagogia de Projetos de aprendizagem, da qual vamos tratar através deste artigo.


Pedagogia de Projetos: O que é?

Se observarmos a situação dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a grande maioria deles não se interessa muito pela matéria, não alcançando assim um nível de aprendizado de excelência. Isso acontece porque por mais que eles entendam que estudar é necessário, a matéria oferecida pelas escolas não consegue prender suas atenções, se tornando assim um fardo que deve ser levado por obrigação. A partir daí, uma vez que eles têm a oportunidade de largar os estudos, eles o fazem sem nenhum peso na consciência, pois estudar deixou de ser algo importante.

Observando essa situação, nasceu a Pedagogia de Projetos de aprendizagem, que visa atrair a atenção dos alunos para a matéria de forma que eles se interessem novamente e estudem sem que isso seja apenas uma obrigação. Para alcançar esse propósito, são necessários professores, psicólogos e toda uma equipe docente disposta a dar o seu melhor em favor dos alunos, trabalhando em uma equipe multiprofissional.

Pedagogia de Projetos: Como fazer?

 Pedagogia de Projetos: Como fazer?
A proposta da Pedagogia de Projetos de Aprendizagem é criar um trabalhono qual os alunos precisem pesquisar sobre um certo tema que não permite que eles apenas façam por exemplo uma busca rápida na internet. O tema escolhido tem que ser "difícil" o suficiente para desafia-los a procurar mais informações em outros lugares, como pesquisando através de visitas a algum lugar selecionado, palestras, etc. Isso tornará essa aprendizagem um processo não só educativo, mas também divertido e motivante. Uma vez que os alunos entram em contato com esse tipo de projeto, os preconceitos em relação aos estudos começam a ser quebrados, abrindo espaço para uma mente aberta e disposta a aprender com muito mais facilidade do que um aluno que nunca entrou em contato com esse tipo de projeto. É importantíssimo para que isso dê certo, que a equipe multidisciplinar esteja oferecendo suporte ao aluno, e não apenas deixando que ele pesquise sozinho. O prazo de entrega e apresentação desse tipo de projeto deve ser mais longo que a maioria, pois é necessário tempo para que os alunos consigam desenvolver não só o tema escolhido, mas também a forma diferente de pensar sobre os estudos. A partir dai eles terão a chance de serem futuramente inseridos no mercado de trabalho com sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário