PROJETO NATAL, TEMPO DE PAZ.
PROJETO NATAL, TEMPO DE PAZ.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto vem resgatar a origem do Natal, seu significado para a humanidade ao longo desses 2010 anos de história, pós nascimento de Jesus Cristo.
Trabalhar o tema Natal é de grande importância para as crianças onde estaremos informando a verdadeira historia do nascimento de Jesus e sua família. Na oportunidade, estaremos falando de um tema universal (religião) sem priorizar nenhuma.
As crianças, assim como os adultos, precisam do espírito do Natal para manter sua chama acesa a chama da alegria, da esperança e da confraternização, desmistificando assim a relação Natal X Comércio.
OBJETIVO GERAL:
• Despertar na criança o interesse pela a história do Natal, seu significado e pelo nascimento de Jesus Cristo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender o verdadeiro significado do Natal.
• Trabalhar a sensibilidade e os sentimentos que o nascimento de Jesus desperta na humanidade.
• Identificar o Natal como uma das principais festas cristãs.
• Trabalhar e reconhecer os símbolos natalinos (árvore, sino, vela, estrela, Papai Noel, presépio etc).
• Analisar a importância da união e confraternização entre irmãos.
• Resgatar o verdadeiro espírito da data.
• Identificar a sagrada família como exemplo de família cristã.
• Levar as crianças a reflete sobre o sentimento de solidariedade em relação às pessoas que passam necessidades.
• Fortalecer os vínculos afetivos e a construção do conhecimento lógico-matemático;
• Ampliar o repertório oral e escrito;
• Desenvolver a criatividade e a leitura de mundo.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto vem resgatar a origem do Natal, seu significado para a humanidade ao longo desses 2010 anos de história, pós nascimento de Jesus Cristo.
Trabalhar o tema Natal é de grande importância para as crianças onde estaremos informando a verdadeira historia do nascimento de Jesus e sua família. Na oportunidade, estaremos falando de um tema universal (religião) sem priorizar nenhuma.
As crianças, assim como os adultos, precisam do espírito do Natal para manter sua chama acesa a chama da alegria, da esperança e da confraternização, desmistificando assim a relação Natal X Comércio.
OBJETIVO GERAL:
• Despertar na criança o interesse pela a história do Natal, seu significado e pelo nascimento de Jesus Cristo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender o verdadeiro significado do Natal.
• Trabalhar a sensibilidade e os sentimentos que o nascimento de Jesus desperta na humanidade.
• Identificar o Natal como uma das principais festas cristãs.
• Trabalhar e reconhecer os símbolos natalinos (árvore, sino, vela, estrela, Papai Noel, presépio etc).
• Analisar a importância da união e confraternização entre irmãos.
• Resgatar o verdadeiro espírito da data.
• Identificar a sagrada família como exemplo de família cristã.
• Levar as crianças a reflete sobre o sentimento de solidariedade em relação às pessoas que passam necessidades.
• Fortalecer os vínculos afetivos e a construção do conhecimento lógico-matemático;
• Ampliar o repertório oral e escrito;
• Desenvolver a criatividade e a leitura de mundo.
Anônimo - 07/11/2010
Procedimentos Metodológicos:
Português: leitura, produção e reestruturação de textos.
História: Fato histórico da época.
Geografia: clima, localização, geografia e economia.
Ciências: vegetação.
Matemática: Linha de tempo, localizando fatos da história de acordo com a data que ocorreu, situações problema envolvendo fatos da história.
Música: As letras e músicas natalinas.
Arte: Confecção de presépio, árvores, de natal, cartões com mensagens natalinas, máscaras do Papai Noel e dramatizações, etc.
Sugestões de Atividades:
• Utilizar a leitura como fonte de pesquisa e informação.
• Pseudo-leitura de textos diversos: bíblicos, informativos, poemas, jograis, paródias, músicas, histórias, contos, versinhos, versículos etc.
• Excursões á uma igreja, a presépios armados, etc.
• Produção de textos.
• Reestruturação de textos.
• Escrita através da cópia, escrita espontânea, traçados do ditado, desenho.
• Atividades psicomotoras de alinhavo, traçados, modelagem, corporais, jogos recreativos e brincadeiras.
• Recorte de letras para a formação de palavras, acrósticos e frases sobre o Natal e o nascimento do menino Jesus.
• Colagem, recorte, dobradura e pintura sobre os símbolos natalinos.
• Exibição de vídeos relacionados ao tema.
• Audições e ilustrações de músicas natalinas
• Tarefas mimeografadas, no caderno, no papel metro, computador etc.
• Paródias
• Produção de peças teatrais.
• Ensaios de coral e coreografias.
• Entrevista a pessoas da comunidade, lideres religiosos.
• Confecção de símbolos natalinos.
Murais:
• Como eu vejo o Natal:desenhos, pinturas, fotos, gravuras, recortes de revistas.
• Dos símbolos natalinos.
•
História: Fato histórico da época.
Geografia: clima, localização, geografia e economia.
Ciências: vegetação.
Matemática: Linha de tempo, localizando fatos da história de acordo com a data que ocorreu, situações problema envolvendo fatos da história.
Música: As letras e músicas natalinas.
Arte: Confecção de presépio, árvores, de natal, cartões com mensagens natalinas, máscaras do Papai Noel e dramatizações, etc.
Sugestões de Atividades:
• Utilizar a leitura como fonte de pesquisa e informação.
• Pseudo-leitura de textos diversos: bíblicos, informativos, poemas, jograis, paródias, músicas, histórias, contos, versinhos, versículos etc.
• Excursões á uma igreja, a presépios armados, etc.
• Produção de textos.
• Reestruturação de textos.
• Escrita através da cópia, escrita espontânea, traçados do ditado, desenho.
• Atividades psicomotoras de alinhavo, traçados, modelagem, corporais, jogos recreativos e brincadeiras.
• Recorte de letras para a formação de palavras, acrósticos e frases sobre o Natal e o nascimento do menino Jesus.
• Colagem, recorte, dobradura e pintura sobre os símbolos natalinos.
• Exibição de vídeos relacionados ao tema.
• Audições e ilustrações de músicas natalinas
• Tarefas mimeografadas, no caderno, no papel metro, computador etc.
• Paródias
• Produção de peças teatrais.
• Ensaios de coral e coreografias.
• Entrevista a pessoas da comunidade, lideres religiosos.
• Confecção de símbolos natalinos.
Murais:
• Como eu vejo o Natal:desenhos, pinturas, fotos, gravuras, recortes de revistas.
• Dos símbolos natalinos.
•
Anônimo - 07/11/2010
ASPECTOS TRANSVERSAIS:
ÈTICA: Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
SAÚDE: Vida coletiva.
MEIO AMBIENTE: Relações sociais, econômicas e culturais do individuo X natureza e sua preservação.
PLURALIDADE CULTURAL: Os diferentes grupos culturais e sociais.
RECURSOS UTILIZADOS:
• Vídeos, palestras, livros, revistas, jornais, textos versos, papéis diversos, gravuras, canetas coloridas, murais elaborados pelos alunos, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho. .
SAÚDE: Vida coletiva.
MEIO AMBIENTE: Relações sociais, econômicas e culturais do individuo X natureza e sua preservação.
PLURALIDADE CULTURAL: Os diferentes grupos culturais e sociais.
RECURSOS UTILIZADOS:
• Vídeos, palestras, livros, revistas, jornais, textos versos, papéis diversos, gravuras, canetas coloridas, murais elaborados pelos alunos, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho. .
Anônimo - 21/11/2010
Projeto Descobrindo o Natal
Justificativa:
O Natal é uma data de grande relevância para os cristãos,levando em consideração o enfoque que a mídia dá a essa data propomos um trabalho que esclareça o real sentido do Natal.
Objetivos:
Entender o real significado do natal;
Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
Promover hábitos de cooperação;
Permitir a livre expressão através das linguagens(plástica, teatral, musical, corporal)
Duração: 2 semanas
Publico alvo:crianças de 3 a 5 anos.
Materiais:papéis diversos, livros, revistas, giz de cera, canetinha, tintas variadas, cola , tesoura,tintas , etc..
Conteúdos:
História do Natal: Por que se comemora essa data?O que é presépio? Por que fazemos presépio?Qual a história da árvore de natal?
Desenvolvimento:
1. Faça o levantamento do que a crianças já sabem e o que querem descobrir sobre o Natal.
2. Pesquise junto com as crianças,sobre o tema em revistas , livros, internet e com os mais velhos.
3. Proponha a confecção de um mural com as informações levantadas;
4. Proponha a construção de um calendário a fim de contar quantos dias faltam para a grande data;
5. Proponha a realização de desenhos e pinturas sobre o tema;
6. Faça com a s crianças dobraduras, para enfeitar a sala;
7. Monte com os pequenos uma árvore de natal, peça a ajuda dos pais;
8. Proponha a confecção de cartões de natal para serem trocados entre a turma;
9. Construa um presépio, coloque junto ao presépio o que as crianças aprenderam sobre o mesmo.
10. Como produto final elabore uma apresentação sobre o Natal com as crianças;
O Natal é uma data de grande relevância para os cristãos,levando em consideração o enfoque que a mídia dá a essa data propomos um trabalho que esclareça o real sentido do Natal.
Objetivos:
Entender o real significado do natal;
Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
Promover hábitos de cooperação;
Permitir a livre expressão através das linguagens(plástica, teatral, musical, corporal)
Duração: 2 semanas
Publico alvo:crianças de 3 a 5 anos.
Materiais:papéis diversos, livros, revistas, giz de cera, canetinha, tintas variadas, cola , tesoura,tintas , etc..
Conteúdos:
História do Natal: Por que se comemora essa data?O que é presépio? Por que fazemos presépio?Qual a história da árvore de natal?
Desenvolvimento:
1. Faça o levantamento do que a crianças já sabem e o que querem descobrir sobre o Natal.
2. Pesquise junto com as crianças,sobre o tema em revistas , livros, internet e com os mais velhos.
3. Proponha a confecção de um mural com as informações levantadas;
4. Proponha a construção de um calendário a fim de contar quantos dias faltam para a grande data;
5. Proponha a realização de desenhos e pinturas sobre o tema;
6. Faça com a s crianças dobraduras, para enfeitar a sala;
7. Monte com os pequenos uma árvore de natal, peça a ajuda dos pais;
8. Proponha a confecção de cartões de natal para serem trocados entre a turma;
9. Construa um presépio, coloque junto ao presépio o que as crianças aprenderam sobre o mesmo.
10. Como produto final elabore uma apresentação sobre o Natal com as crianças;
Anônimo - 21/11/2010
O que você pode fazer abordando esse tema:
1. guirlandas com material reciclavel;
2.arvores de natal usando ´pinho;
3.bonecos de neve com massinha;
4.arranjo utilizando bandeja e bolas de isopor;
5.bolos e biscoitos de natal;
6.Pinturas variadas a respeito do tema;
7.Cartões de natal;
8.árvore de natal com revistas;
9.brinquedos de sucata para as crianças se presentearem;
10.teatro de fantoche;
11.Fantoche do papai Noel;
Avaliação.
Avalie com base em seus registros a participação das crianças nas experiências, assim como o que aprenderam sobre o tema.
2.arvores de natal usando ´pinho;
3.bonecos de neve com massinha;
4.arranjo utilizando bandeja e bolas de isopor;
5.bolos e biscoitos de natal;
6.Pinturas variadas a respeito do tema;
7.Cartões de natal;
8.árvore de natal com revistas;
9.brinquedos de sucata para as crianças se presentearem;
10.teatro de fantoche;
11.Fantoche do papai Noel;
Avaliação.
Avalie com base em seus registros a participação das crianças nas experiências, assim como o que aprenderam sobre o tema.
Anônimo - 27/11/2010
Músicas natalinas
Link com CDs completos e músicas avulsas. Todas para o Natal.
São mais de 60 ao todo.
http://www.4shared.com/dir/2199388/f4827 997/Natal.html
Créditos da Hilary
São mais de 60 ao todo.
http://www.4shared.com/dir/2199388/f4827
Créditos da Hilary
Anônimo - 27/11/2010
No Álbum Picasa da Telma Eli boas sugestões...
http://picasaweb.google.com.br/telmaelis /Natal
http://picasaweb.google.com.br/telmaelis
Anônimo - 27/11/2010
historinha para o natal
O pinheirinho
Diante da manjedoura vinham muitos visitantes conhecer o menino que acabara de nascer.
Logo à frente três arvorezinhas: Um pinheirinho, uma oliveirinha, e uma palmeira.Estava observando tudo o que passava atentamente, quando uma virou para a outra e disse:Todos trazem presentes ao menininho.Também quero dar um presente,mas o que seria?
Já sei vou dar azeitonas e com elas a mãe fará um suave óleo para untar o menino.
A palmeira falou:
-Vou dar uma de minhas folhas para a mãe abanar o menininho.
Mas o pinheirinho olhou para si e viu que suas folhas eram espetadas e que até poderia machucar o menino, e ficou numa tristeza de dar dó.
Continue lendo em: http://lideducadoradeinfancia.blogspot.c om
Diante da manjedoura vinham muitos visitantes conhecer o menino que acabara de nascer.
Logo à frente três arvorezinhas: Um pinheirinho, uma oliveirinha, e uma palmeira.Estava observando tudo o que passava atentamente, quando uma virou para a outra e disse:Todos trazem presentes ao menininho.Também quero dar um presente,mas o que seria?
Já sei vou dar azeitonas e com elas a mãe fará um suave óleo para untar o menino.
A palmeira falou:
-Vou dar uma de minhas folhas para a mãe abanar o menininho.
Mas o pinheirinho olhou para si e viu que suas folhas eram espetadas e que até poderia machucar o menino, e ficou numa tristeza de dar dó.
Continue lendo em: http://lideducadoradeinfancia.blogspot.c
Anônimo - 27/11/2010
Sugestões para festinha de natal:
Com as músicas do Projeto Natal, a professora pode:
>ensaiar coral com as crianças
>dramatizar o nascimento do Menino Jesus
>fazer teatrinho com histórias ligadas ao Natal
>número de dança.
Na festa de Natal as crianças podem fazer exposição dos trabalhos artísticos ligadas ao Projeto Natal.
Deve ser escolhido um professor ou um pai de aluno para fazer o papel de Papai Noel e fazer a distribuição dos presentes ou sacolas de lembrancinhas.
Deve-se ornamentar uma cadeira para o Papai Noel conversar com as crianças, pegando-as no colo.
Ouvir os números musicais e artísticos preparados para esse momento.
No final da festa o Papai Noel deve se despedir das crianças.
A escola neste momento deve colocar música de fundo, para dar mais magia a este momento tão especial para as crianças.
Fica a cargo da escola o comparecimento dos familiares na festa de Natal. Neste caso a turma deve confeccionar convites.
>ensaiar coral com as crianças
>dramatizar o nascimento do Menino Jesus
>fazer teatrinho com histórias ligadas ao Natal
>número de dança.
Na festa de Natal as crianças podem fazer exposição dos trabalhos artísticos ligadas ao Projeto Natal.
Deve ser escolhido um professor ou um pai de aluno para fazer o papel de Papai Noel e fazer a distribuição dos presentes ou sacolas de lembrancinhas.
Deve-se ornamentar uma cadeira para o Papai Noel conversar com as crianças, pegando-as no colo.
Ouvir os números musicais e artísticos preparados para esse momento.
No final da festa o Papai Noel deve se despedir das crianças.
A escola neste momento deve colocar música de fundo, para dar mais magia a este momento tão especial para as crianças.
Fica a cargo da escola o comparecimento dos familiares na festa de Natal. Neste caso a turma deve confeccionar convites.
Anônimo - 28/11/2010
História de Natal
São José e Nossa Senhora fecharam sua casinha em Nazaré e partiram para Belém.
Andaram muito.
Quando chegaram em Belém, não encontraram lugar em nenhuma hospedaria.
Então,Nossa Senhora e São Jose saíram para o campo à procura do lugar, onde os animais se escondiam das tempestades ou do frio da noite.
E lá acharam uma gruta, onde um boi e um burrinho dormiam.
E Menino Jesus nasceu ali.
Nossa Senhora enrolou o Menino Jesus em paninhos.
São José fez uma caminha fofa para o Menino Jesus, na manjedoura dos animais.
Depois, Nossa Senhora e São José, ajoelharam e adoraram o Menino Jesus.
Nesta mesma hora, os anjos desceram do céu, anunciando a todos que Jesus havia nascido. Voaram pelos campos ao redor da gruta e cantaram.
Os pastores ficaram assustados, procuraram uns aos outros e perguntaram:
- O que aconteceu?
Mas um anjo apareceu no meio deles e lhes disse:
-Não tenham medo, eu venho anunciar a vocês que Jesus nasceu. É pobrezinho, está enrolado em paninhos e deitado numa manjedoura.
Os pastores, então pegaram seus cordeirinhos, os mais bonitinhos e saíram a procura de Jesus.
Chegaram à gruta e entraram.
Os pastores viram Jesus enrolado em paninhos e deitado numa manjedoura, ajoelharam e adoraram Jesus.
Cada um deixou seu cordeirinho para Jesus.
Naquela hora, uma grande estrela lá dos lados do oriente, apareceu no céu.
Andaram muito.
Quando chegaram em Belém, não encontraram lugar em nenhuma hospedaria.
Então,Nossa Senhora e São Jose saíram para o campo à procura do lugar, onde os animais se escondiam das tempestades ou do frio da noite.
E lá acharam uma gruta, onde um boi e um burrinho dormiam.
E Menino Jesus nasceu ali.
Nossa Senhora enrolou o Menino Jesus em paninhos.
São José fez uma caminha fofa para o Menino Jesus, na manjedoura dos animais.
Depois, Nossa Senhora e São José, ajoelharam e adoraram o Menino Jesus.
Nesta mesma hora, os anjos desceram do céu, anunciando a todos que Jesus havia nascido. Voaram pelos campos ao redor da gruta e cantaram.
Os pastores ficaram assustados, procuraram uns aos outros e perguntaram:
- O que aconteceu?
Mas um anjo apareceu no meio deles e lhes disse:
-Não tenham medo, eu venho anunciar a vocês que Jesus nasceu. É pobrezinho, está enrolado em paninhos e deitado numa manjedoura.
Os pastores, então pegaram seus cordeirinhos, os mais bonitinhos e saíram a procura de Jesus.
Chegaram à gruta e entraram.
Os pastores viram Jesus enrolado em paninhos e deitado numa manjedoura, ajoelharam e adoraram Jesus.
Cada um deixou seu cordeirinho para Jesus.
Naquela hora, uma grande estrela lá dos lados do oriente, apareceu no céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário