terça-feira, 20 de novembro de 2012

Aguçar o gosto pela leitura nas crianças


Desperte na criança o gosto pela leitura …

                               Desperte na criança o gosto pela leitura …
A leitura é uma das aquisições escolares que os pais mais desejam que seu filho obtenha. Na maior parte das vezes a criança não está cognitivamente preparada para ler antes dos seis ou sete anos, apesar de algumas conseguirem fazê-lo precocemente. Aprender a ler pressupõe uma capacidade de simbolização ou seja, que a criança compreenda que as letras no papel formam uma palavra com um determinado significado.
   


Quando a questão é o gosto pela leitura, estamos falando de algo que é construído desde o início da vida, através das histórias que os adultos lêem e contam para a criança. Uma mesma história pode possuir significados diferentes para cada criança. Entrar em contato com uma história é muito mais do que um ato de prazer ou uma maneira de ampliar conhecimentos.
O mergulho no mundo da leitura possibilita que a criança possa entrar em contato com os mais diversos personagens como bruxas, fadas, reis, princesas, o Rei Leão, O Patinho Feio, a Turma da Mônica entre tantos outros.
Cada história com seus variados heróis, heroínas e vilões representam também ansiedades, desejos, medos, fantasias existentes no ser humano. Estas situações a partir de agora serão vividas num nível simbólico possibilitando que a criança adquira novas soluções para suas dificuldades e problemas interiores e exteriores, em sua inicial relação com a vida na sociedade.
      
O ato de ler definirá o futuro escrever e falar bem da criança. É importante que os pais em conjunto com a escola proporcionem visitas a bibliotecas, horários para leitura, ida a museus, a teatro, exposições de arte, feiras do livro, familiarização com a internet entre outras tantas atividades sócio-educativas, as quais terão papel preponderante em seu desenvolvimento psicológico, cognitivo e social.
A motivação pela leitura é muito determinada pela postura dos pais em relação aos livros. Então, pergunte-se: você gosta de ler, tem prazer em ler, conta histórias a seus filhos? Ajuda seus filhos a cuidar e conservar seus livros e cadernos… Enfim o exemplo surge como um amigo a ser bem tratado… Afinal de contas tudo começa em casa …
  Pesquise  sempre!!!
Profª TÂnia Juliani

Nenhum comentário:

Postar um comentário