twitter

sábado, 9 de março de 2013

O que é Filosofia: antiga, moderna, e para que serve

                                             O que é Filosofia: antiga, moderna, e para que serve

A Grécia antiga foi o berço da filosofia, tendo surgindo mais ou menos no século VI antes de cristo. O que é Filosofia? É um estudo que abrange a existência, o conhecimento, os valores morais e étnicos, a linguagem, a verdade e a mente com seus principais problemas. A filosofia surgiu como domínio da razão sobre a teologia e a mitologia, com a filosofia os homens passariam a pensar no ser humano com uma maior reflexão dos seus atos. Os primeiros grande filósofos buscaram responder as questões da vida pela obtenção do conhecimento verdadeiro, que só poderia ser obtido através da reflexão e da sabedoria, ou seja, racionalmente debateram sobre questões como os valores morais, a realidade das coisas, a origem das coisas, características do verdadeiro conhecimento, natureza de Deus e outros. A filosofia diferente da ciência não recorre a meios empíricos, ou seja, que tem base na experiência para criar seus argumentos.

O que é Filosofia Antiga

O que é Filosofia Antiga
A filosofia antiga, de grandes pensadores como AristótelesPlatão, Xenófanes, Prótagoras, Socrates, Pitágoras, Tales e outros buscou por meio da razão identificar os ditames da sociedade, seus costumes, seus hábitos, suas crenças e tudo o que poderia ocorrer na sociedade. O que é filosofia compreende diversas áreas de variados tipos de conhecimento, estudando desde assunto totalmente abstratos e relativos, até assuntos como o corpo humano, a teoria da gravidade e afins. A filosofia nesta época englobava praticamente todas as outras ciências que temos hoje, era a arte dos sábios. Ciências como : política, sociologia, direito,antropologia e outras, estavam todas na filosofia. Não é atoa que praticamente todos os grandes pensadores da Filosofia Antiga discutiram sobre os mais variados temas.

O que é Filosofia Moderna

A partir do renascimento e com a difusão do conhecimento ao alcance de todos, as ciências começaram a se distinguir da filosofia e começaram a se separar da mesma. A filosofia estava perdendo seu espaço como ciência única e universal, que estudava os mais variados fatores da vida humana , tanto abstratas como concretas. A marca de o que é filosofia moderna é a predominação do modo epistemológico da filosofia sobre a metafísica. O fundador desta escola da filosofia é René Descartes, que discutiu modos empíricos de como se obter o conhecimento verdadeiro em seu livro O discurso do Método. Uma famosa frase de descartes é "Penso, logo existo.", descartes pensou em uma forma de se obter o conhecimento verdadeiro através da geometria e assim seria possível conhecer a natureza, o sujeito e a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário