Realismo
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REALISMO
Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que
se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades, O
homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento
científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza,
convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações
artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da
realidade.
Esses novos ideais estéticos manifestaram-se em todas as artes:
Pintura: caracteriza-se sobretudo pelo princípio de que o artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza. Ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais característicos e expressivos da realidade.
Em vista disso, a pintura realista deixou completamente de lado os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários, pois o que importa é a criação a partir de uma realidade imediata e não imaginada.
A volta do artista para a representação do real teve uma conseqüência: sua politização. Isso porque, se a industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, ela provocou também
Esses novos ideais estéticos manifestaram-se em todas as artes:
Pintura: caracteriza-se sobretudo pelo princípio de que o artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza. Ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais característicos e expressivos da realidade.
Em vista disso, a pintura realista deixou completamente de lado os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários, pois o que importa é a criação a partir de uma realidade imediata e não imaginada.
A volta do artista para a representação do real teve uma conseqüência: sua politização. Isso porque, se a industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, ela provocou também
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foto 23
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foto 24
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o
surgimento de uma grande massa de trabalhadores, vivendo nas cidades
em condições precárias e trabalhando em situações desumanas. Surge
então a chamada “pintura social”, denunciando as injustiças e as
imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência
da burguesia.
Dentre os representantes da pintura realista podemos apontar Gustave Courbet(1819-1877) "Moças peneirando trigo"(foto23) e Édouard Manet(1832-1883) "Olympia"(foto 24), que desenvolveram tendências diversas.
Dentre os representantes da pintura realista podemos apontar Gustave Courbet(1819-1877) "Moças peneirando trigo"(foto23) e Édouard Manet(1832-1883) "Olympia"(foto 24), que desenvolveram tendências diversas.
Escultura:
não se preocupou com a idealização da realidade, ao contrário,
procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores
preferiram os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma
intenção política em suas obras.
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Dentre os escultores do período realista, o que mais se destaca é Auguste Rodin (1840-1917), cuja produção desperta severas polêmicas. Já seu primeiro trabalho importante, A Idade do Bronze
(1877), causou uma grande discussão motivada pelo seu intenso
realismo. Alguns críticos chegaram a acusar o artista de tê-lo feito a
partir de moldes tirados do próprio modelo vivo. Mas é com São João Pregando
(1879), que Rodin revela sua característica fundamental: a fixação do
momento significativo de um gesto humano. Essa mesma tentativa de
surpreender o homem em suas ações aparece em O Pensador (foto 25)seguramente sua obra mais conhecida.
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Quanto
aos retratos, nem sempre Rodin foi fiel à preocupação naturalista de
reproduzir os traços fisionômicos do seu modelo. A escultura que fez de
Balzac (foto 26), por exemplo, chegou a ser recusada pe la Sociedade
dos Homens de Letras de Paris que a encomendara, pois não havia
semelhança física entre a obra e o retratado. O que o escultor fez foi
privilegiar, à suamaneira, o caráter vigoroso que a personalidade do escritor lhe sugeria, o que o envolveu numa grande polêmica.
Na
verdade, até mesmo a classificação da obra de Rodin como realista é
controvertida. Alguns críticos a consideram romântica por causa da
forte emoção que traduz. Mas outros enfatizam no trabalho desse
escultor o acentuado e predominante caráter naturalista. Há ainda os que
vêem na escultura de Rodin características do Impressionismo,
movimento do qual também foi contemporâneo e que revolucionou, na
época, a pintura européia.
Arquitetura:
ao adaptar-se ao novo contexto social, tende a tornar-se realista ou
científica, os arquitetos e engenheiros procuram responder
adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela
industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos.
Elas precisam de fábricas, estações ferroviárias, armazéns, lojas,
bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários
quanto para a nova burguesia.
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As quatro fases da Pintura
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Durante
a primeira metade do século XIX, enquanto o Neoclassicismo se debatia
com o Romantismo, o Realismo surge como uma nova força, que iria
dominar a arte na segunda metade do século. O Realismo fez sempre parte
da arte ocidental. Durante a Renascença, os artistas superaram todas
as limitações técnicas para representar com fidelidade a natureza. Mas,
no Realismo, os artistas modificaram os temas e insistiam na imitação
precisa das percepções visuais sem alteração. Os artistas foram buscar
no seu mundo cotidiano, moderno, as principais temáticas, deixando de
lado deuses, deusas e heróis da antiguidade. Camponeses e a classe
trabalhadora urbana passaram a dominar as telas dos realistas.
O
pai do movimento realista foi Gustave Courbet ( 1819 - 77 ). Ele
insistiu que "a pintura é essencialmente uma arte concreta e tem de ser
aplicada às coisas reais e existentes". Quando lhe pediram que
pintasse anjos, respondeu: "Nunca vi anjos. Se me mostrarem um, eu
pinto ". ( Veja Auto - retrato )
Nunca antes tinha sido realizado em tamanho épico - reservado somente para obras históricas grandiosas - uma pintura sobre gente comum ( "Enterro em Ornams ). Defendia em altos brados a classe trabalhadora e foi preso por seis meses por danificar um monumento napoleônico. Detestava a teatralidade da arte acadêmica. ( veja " Mulheres peneirando trigo ")
Nunca antes tinha sido realizado em tamanho épico - reservado somente para obras históricas grandiosas - uma pintura sobre gente comum ( "Enterro em Ornams ). Defendia em altos brados a classe trabalhadora e foi preso por seis meses por danificar um monumento napoleônico. Detestava a teatralidade da arte acadêmica. ( veja " Mulheres peneirando trigo ")
Jean-
François Milllet ( 1814 - 75 ) está sempre associado a retratos de
trabalhadores rurais arando, semeando e colhendo. Nascido de uma
família camponesa, disse uma vez que desejava "fazer com que o trivial
servisse para exprimir o sublime". Antes dele, os camponeses eram
invariavelmente retratados como estúpidos. Millet lhes deu uma
dignidade resoluta. ( Veja "Angelus " )
CARACTERÍSTICAS:
1.
O artista utiliza todo o conhecimento sobre perspectiva para criar a
ilusão de espaço, como também a perspectiva aérea, dando uma nova
visão da paisagem ou da cena (vista superior aérea).
2. Os volumes são muito bem representados, devido à gradação de cor, de luz e sombra.
3. Há preocupação de representar a textura, a aparência real do objeto (a textura da pele, dos tecidos, da parede, etc.)
4. O desenho e a técnica para representar o corpo humano são perfeitas.
5. Voltados para o desejo de representar a realidade tal e qual ela se apresenta e voltados para temáticas de ordem social e política, os realistas pintam em geral trabalhadores, cenas do cotidiano e da modernidade.
2. Os volumes são muito bem representados, devido à gradação de cor, de luz e sombra.
3. Há preocupação de representar a textura, a aparência real do objeto (a textura da pele, dos tecidos, da parede, etc.)
4. O desenho e a técnica para representar o corpo humano são perfeitas.
5. Voltados para o desejo de representar a realidade tal e qual ela se apresenta e voltados para temáticas de ordem social e política, os realistas pintam em geral trabalhadores, cenas do cotidiano e da modernidade.
INOVAÇÕES DE DAUMIER ( 1808 - 1879 )
Em Honoré Daumier vamos buscar as inovações relativas à cor e à luz. Já despreocupado em representar exatamente a realidade do objeto, Daumier se preocupa em trazer à pintura uma atmosfera irreal. Há sempre um espaço aéreo luminoso, mas é como uma foto desfocada, sem contornos nítidos. A isto, chamaremos de perspectiva aérea; quanto mais distante do observador, os detalhes dos objetos perdem a nitidez. ( veja "A boa garrafa ")
Em Honoré Daumier vamos buscar as inovações relativas à cor e à luz. Já despreocupado em representar exatamente a realidade do objeto, Daumier se preocupa em trazer à pintura uma atmosfera irreal. Há sempre um espaço aéreo luminoso, mas é como uma foto desfocada, sem contornos nítidos. A isto, chamaremos de perspectiva aérea; quanto mais distante do observador, os detalhes dos objetos perdem a nitidez. ( veja "A boa garrafa ")
A
atmosfera criada pela luz retira a sensação de volume dos corpos. As
pinceladas são bem visíveis e Daumier renuncia à ilusão da matéria,
isto é, das pessoas A textura do tecido não existe mais. Existe apenas a
textura da própria pincelada. A cor deixa de ser a cor real. Ele se
utiliza de claro-escuro. Há falta de sensação de espaço, de volume,
matéria e cor, mas principalmente falta o desenho. Precisamos aprender a
compreender o que o pintor quer demonstrar quando deforma. (Veja "Dom Quixote e Sancho Pança " )
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