twitter

domingo, 1 de abril de 2012

SANTO AGOSTINHO - o teórico da revelação divina

Aurelius Augustinus, que passaria para a história como Santo Agostinho, nasceu em 354, em Tagaste (hoje Argélia), sob o domínio romano. Embora sua mãe fosse cristã, Agostinho não se interessou por religião quando jovem. Sentía-se atraído pela filosofia romana. Antes dos 20 anos já tinha um filho, de uma relação não formalizada. Em pouco tempo, abriu uma escola na sua cidade natal. Tornou-se professor de retórica, lecionando depois em Cartago, Roma e Milão. Nesta cidade, tomou contato com o neoplatonismo e, aos 32 anos, converteu-se ao cristianismo. De volta a Tagaste, decidido a observar a castidade e a austeridade, vendeu as propriedades que herdara dos pais e fundou uma comunidade monástica, onde pretendia se  isolar.Mas, sem que planejasse, foi nomeado sacerdote da igreja de Hipona, função que manteve até morte, em 430. Suas obras principais são Confissões, Cidade de Deus e Da Tindade.
A filosofia de Santo Agostinhp estava condicionada à fé religiosa e, específicamente, à ética cristã. A educação moderna, no entanto, era laica, mesmo nas escolas administradas por organizações religiosas, porque a cultura ocidental evoluiu para a separação clara entre razão e fé. Mesmo assim, o pensamento agostiniano permite um diálogo interessante com concepções pedagógicas contemporâneas. Você já deve ter ouvido críticas às concepções de ensino segundo as quais o professor apenas transmite conhecimentos para um aluno passivo. Que semelhanças e diferenças percebe entre correntes atuais que fazem essas críticas e o princípio agostiniano de que o mestre indica o caminho, mas só o aluno constrói (ou não) a informação?

Um comentário:

  1. Percebemos que não se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente.

    ResponderExcluir