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sábado, 9 de março de 2013

Projeto Meio Ambiente Educação Infantil:

                                         É importantes falar sobre a natureza com as crianças


Elaborar um projeto de meio ambiente para a Educação Infantil é essencial para que as crianças irem se conscientizando sobre a situação em que se encontra o nosso planeta. Propor ações que ajudem os pequenos a pensar de forma lúdica sobre o assunto é o papel dos educadores, pais e demais famíliares. Deve-se falar sobre a água, as florestas, os animais em extinção entre outras temáticas que envolvem o assunto de forma leve e compreensível a todos. Esta é uma iniciativa que pode envolver todas as turmas se houver cooperação entre docentes e diretoria. Com organização é possível ensinar coisas boas às crianças, explorar bons livros sobre o assunto e ajudar o planeta ao mesmo tempo.

Projeto Meio Ambiente Educação Infantil: ideias

 Projeto Meio Ambiente Educação Infantil: ideias
Levar os alunos a uma reserva ecológica é uma boa ideia para aproximá-los da natureza. O ideal é que se faça uma leitura sobre o assunto anter de ir ao local observar algum trabalho de preservação de espécies. Isso levará informações aos alunos que irão falar com outros colegas e com a família, ajudando a divulgar a preservação do planeta Terra, pois a partir da conscientização das gerações mais novas é que se conseguem bons resultados. Outra atividade interessante de se realizar com os pequenos estudantes é a montagem de um grande painel. Nele deverão ser dispostas informações retiradas de livros sobre como conservar os recursos naturais finitos, a exemplo do petróleo e água mineral. Recortes e desenhos também podem ser uma forma de fazer isso, já que o processo de alfabetização ainda está em andamento. O que não impede que se fixem pequenos textos elaborados pelos alunos com mensagens que estimulem o cuidado com as reservas naturais. Levar as crianças ao teatro pode ter um grande impacto nos pequenos, pois o tema será trabalhado através do lúdico, sendo mais fácil de assimilar. Obviamente, a peça deve estar relacionada a questões ambientais e remeter ao cuidado com o planeta. A atividade de ser complementar ao estudo de um livro. Uma oficina com criação de brinquedos a partir de lixo reciclável também podem ser realizada, mostrando a importância da separação da matéria orgânica da reaproveitável. Se houver espaço, trate da situação dos catadores de uma forma que os alunos possam entender o valor do assunto. Esta atividade deve ser realizada após a montagem dos briquedos para uma melhor compreensão.

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental

                                         Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: deve ser lembrado diariamente.

Já no final do século XX, algumas pessoas se organizavam através de reuniões, documentos oficiais e projetos, preocupados com a situação do nosso planeta. O Greenpeace, a Agenda 21 e a Eco 92, já mostravam a necessidade do Desenvolvimento Sustentável (utilização dos recursos naturais de forma consciente) e se preocupavam com o aquecimento global. Durante muito tempo a população mundial não fez, praticamente nada. Há alguns anos, através da educação ambiental e reportagens que mostravam a destruição da natureza causada pelo homem, as pessoas começaram a se conscientizar de que cidadania e meio ambiente devem caminhar juntos. Começaram então os projetos ambientais, visando a participação de todos, inclusive das crianças. Os recursos naturais precisam ser preservados, visando a sustentabilidade.

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: A Necessidade Consciência E Educação Ambiental

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: A Necessidade Consciência E Educação Ambiental
Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental vem sendo feito através da literatura e também de ações concretas, uma forma mais agradável para adquirir o aprendizado. Há muitas maneiras de mostrar para as crianças que elas também podem e devem ajudar com atitudes simples, começando em casa e na escola. Fazer uma horta na escola, com a participação dos alunos, aumenta a sua relação e integração com o meio ambiente. Mostrar a necessidade de evitar o desperdício de água e energia pedindo que levem, à escola, as contas de água e energia para fazer a comparação dos gastos. Caso o valor da conta aumente de um mês para o outro, pedir que cobrem a participação dos familiares na economia desses itens. Fabricar sabão na escola, com óleo essencial. Esse sabão se decompõe mais rapidamente e não é tão agressivo ao ambiente. Depois de pronto, dar um pedaço para cada criança levar para casa. Usar os recipientes coloridos para o lixo reciclável, mantendo o ambiente em que vive sempre limpo. Lembrar-se sempre das palavras: Reciclar, Reaproveitar , Reutilizar, através de poesias, textos e até músicas feitas em sala, com a ajuda da professora. Manter uma caixa na sala de aula para o descarte de pilhas e baterias, pois esses produtos contaminam o solo e também o lençol freático. Há lugares onde esse lixo pode ser depositado para ser recolhido. Juntar latinhas e doar para as crianças que moram em educandários e fazem trabalhos para vender. E também fazer alguns trabalhos usando caixas de leite, garrafas PET, entre outros.Com isso, a quantidade de lixo também diminui. Há um Guia Prático para professores do Ensino Fundamenta (6 a 10 anos) que traz projetos educacionais, indicação de jogos, etc. As atividades contidas nesse livro seguem o programa do MEC. Na loja virtual Fnac, encontram-se os livros: “O livro do Planeta Terra”, “Procura-se galeria de animais ameaçados de extinção”, “Vamos salvar o Planeta”, entre outros. A preservação do nosso planeta é responsabilidade de todos: adultos e crianças.


Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: através de livros que são de baixo custo.

Projeto meio ambiente

                                            Projeto meio ambiente

O meio ambiente é o ambiente como um todo onde ocorre a interação entre os seres vivos com os recursos naturais existentes no planeta. A utilização desenfreada de recursos como a água potável, madeira e o solo tem gerado um grande desequilíbrio ecológico. Muitos países já sofrem com a escassez de recursos necessários para a manutenção da vida como o ar e a água. Muitas vezes esses recursos ainda ocorrem em abundância no planeta, mas a maioria se encontra poluído ou contaminado inviabilizando o seu uso. Dessa maneira é necessário a execução de projetos relacionados ao meio ambiente para educar e reverter esta situação. 

Projeto Meio Ambiente na Escola

Projeto Meio Ambiente na Escola
educação ambiental é uma das ferramentas básicas para a conscientização das pessoas sobre a importância do meio ambiente. O projeto meio ambiente na escola deve ser aplicado desde os primeiros anos para que a criança cresça com uma educação voltada para a preservação do meio ambiente. Este conceito pode ser trabalhado aplicando-se noções de sustentabilidade onde os alunos aprendem que é necessário usufruir dos recursos naturais disponíveis atualmente sem comprometer o suprimento das necessidades das gerações futuras.
O projeto tem todos os recursos necessários para implementar a educação ambiental. Sendo que os alunos deverão repassar essa educação em casa e aos seus amigos. Dessa forma, o aluno passa a ser o educador ambiental promovendo as mudanças de atitude e hábitos que prejudiquem o meio ambiente.

Projeto Meio Ambiente educação infantil

O Projeto deve ser aplicado gradualmente com conteúdos básicos e simples nas séries iniciais e mais específicos nas últimas séries. Confira etapas básicas do projeto:
- Projeto Meio Ambiente Objetivos: aplicar e promover o aprendizado de conceitos, ações e hábitos voltados para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente entre os alunos.
- Projeto Meio Ambiente Atividades: podem ser realizadas aulas teóricas, atividades dinâmicas, palestras, brincadeiras, atividades ao ar livre. Passeios e visitas em parques ecológicos, estações de tratamento de esgoto e água ou ainda usinas de reciclagem do lixo encontrados na maioria dos municípios.

Para as diferentes séries:
- Maternal: os pequenos serão orientados desde as primeiras atividades escolares e irão conhecer alguns valores e princípios básicos relacionados ao meio ambiente. Podem ser realizadas várias dinâmicas, brincadeiras e atividades ao aro livre.
Educação Infantil: procurar inserir a questão ambiental em todas as matérias, dessa forma ocorre a ligação entre o assunto da matéria e o meio ambiente. O ensino de uma matéria específica sobre meio ambiente é muito importante para a aplicação de conceitos teóricos.
- Ensino Fundamental: os alunos nessa fase já possuem um bom conhecimento e conscientização ambiental. É hora então de aplicar atividades com ações ambientais locais, ou seja, em comunidades e bairros. Trabalha-se com a parte prática de ensino da educação ambiental.

Educação Ambiental: nas escolas e nas empresas

                                                      Educação Ambiental: nas escolas e nas empresas

Hoje em dia, a Educação Ambiente tem sido refletida na sociedade, devido a degradação do meio ambiente, criando uma necessidade de articular ações nas escolas e empresas para diminuir a deterioração da natureza. Para a questão de danos no meio ambiente é necessário entender o papel do ser humano na sociedade, pois os problemas na natureza muitos são criados pelos homens. Então, deve se pensar a forma do homem agir em relação à questão ambiental.

Educação Ambiental: nas escolas

Educação Ambiental: nas escolas
A preocupação com o desenvolvimento sustentável desenvolve a possibilidade da criação de ações preventivas da sociedade, bem como, nas escolas é preciso mostrar aos estudantes que algumas atividades dodia-a-dia podem afetar e comprometer o ecossistema que os sustentam. Os problemas com a natureza são cada vez mais notórios, principalmente porque o mundo se desenvolve industrialmente e cada vez mais esse avanço traz pontos negativos para a vida das pessoas, assim como,celulares modernos. Os aparelhos de celulares vêm sendo trocados de maneira rápida, atualmente, uma criança não permanece mais de 6 meses com o mesmo celular e na hora de se desfazer dos aparelhos jogam em locais impróprios degradando a natureza. Deve se promover ações nas escolas para mostrar a maneira certa de agir com na utilização de alguns objetos que provocam danos a natureza ou até mesmo na hora de desfazer desses objetos, consequentemente essas ações irão trazer benefícios à natureza e também a vida do ser humano.

Educação Ambiental: nas empresas

As empresas também podem ajudar o meio ambiente, atitudes como as de supermercados que ensinam a sociedade a usar sacolas ecológicas e reutilizáveis que não agridem o meio ambiente. Vale lembrar que assacolas plásticas agridem muito o meio ambiente, pois as sacolas plásticas entopem canais, bueiros e dentre outros problemas, ou seja, o impacto na natureza pela maneira de descarte incorreto das sacolas plásticas é enorme. Além disso, o uso das sacolas ecológicas e reutilizáveis acrescenta um valor positivo a imagem da empresa, portanto beneficia a natureza e ainda lucra com a sustentabilidade.

O que é Filosofia: antiga, moderna, e para que serve

                                             O que é Filosofia: antiga, moderna, e para que serve

A Grécia antiga foi o berço da filosofia, tendo surgindo mais ou menos no século VI antes de cristo. O que é Filosofia? É um estudo que abrange a existência, o conhecimento, os valores morais e étnicos, a linguagem, a verdade e a mente com seus principais problemas. A filosofia surgiu como domínio da razão sobre a teologia e a mitologia, com a filosofia os homens passariam a pensar no ser humano com uma maior reflexão dos seus atos. Os primeiros grande filósofos buscaram responder as questões da vida pela obtenção do conhecimento verdadeiro, que só poderia ser obtido através da reflexão e da sabedoria, ou seja, racionalmente debateram sobre questões como os valores morais, a realidade das coisas, a origem das coisas, características do verdadeiro conhecimento, natureza de Deus e outros. A filosofia diferente da ciência não recorre a meios empíricos, ou seja, que tem base na experiência para criar seus argumentos.

O que é Filosofia Antiga

O que é Filosofia Antiga
A filosofia antiga, de grandes pensadores como AristótelesPlatão, Xenófanes, Prótagoras, Socrates, Pitágoras, Tales e outros buscou por meio da razão identificar os ditames da sociedade, seus costumes, seus hábitos, suas crenças e tudo o que poderia ocorrer na sociedade. O que é filosofia compreende diversas áreas de variados tipos de conhecimento, estudando desde assunto totalmente abstratos e relativos, até assuntos como o corpo humano, a teoria da gravidade e afins. A filosofia nesta época englobava praticamente todas as outras ciências que temos hoje, era a arte dos sábios. Ciências como : política, sociologia, direito,antropologia e outras, estavam todas na filosofia. Não é atoa que praticamente todos os grandes pensadores da Filosofia Antiga discutiram sobre os mais variados temas.

O que é Filosofia Moderna

A partir do renascimento e com a difusão do conhecimento ao alcance de todos, as ciências começaram a se distinguir da filosofia e começaram a se separar da mesma. A filosofia estava perdendo seu espaço como ciência única e universal, que estudava os mais variados fatores da vida humana , tanto abstratas como concretas. A marca de o que é filosofia moderna é a predominação do modo epistemológico da filosofia sobre a metafísica. O fundador desta escola da filosofia é René Descartes, que discutiu modos empíricos de como se obter o conhecimento verdadeiro em seu livro O discurso do Método. Uma famosa frase de descartes é "Penso, logo existo.", descartes pensou em uma forma de se obter o conhecimento verdadeiro através da geometria e assim seria possível conhecer a natureza, o sujeito e a realidade.

Geografia Humana: o que é e o que estuda

                                           Geografia Humana: o que é e o que estuda


O objetivo deste artigo é dar a conhecer o que é a Geografia Humana e o que é que estuda.

A Geografia Humana é um ramo das ciências sociais e geográficas que estuda a relação entre o Homem, como ser da sociedade e o meio natural, ou espaço, que o rodeia, isto é, a forma como o Homem modifica o espaço e a forma como esse meio condiciona o seu comportamento em sociedade.

Campos e Métodos de Estudo da Geografia Humana

Campos e Métodos de Estudo da Geografia Humana
A Geografia Humana abrange vários campos de estudo, entre os quais se destacam o econômico, o social, o cultural, o urbano, o rural, o ambiental, o ecológico e a política, interagindo com diversas áreas do conhecimento e da ciência.

Os métodos de estudo normalmente utilizados em Geografia Humana são os chamados estruturalista, funcionalista, fenomenológigo e neopositivista.

O método estruturalista consiste em considerar a sociedade através de relações ditas “formais”.

O método funcionalista (que deriva da Antropologia, uma ciência social que estuda o Homem e a sociedade onde está inserido de uma forma global) procura explicar os fenômenos sociais como resultado da sua necessidade e utilidade.

O método fenomenológico considera que o que é importante é a consciência do Homem, resultando que o conhecimento humano se deve exclusivamente ao empirismo e a fenômenos de consciência.

A Geografia Humana aborda matérias e realidades físicas e sociais como os conceitos de País, Estado e Nação, Território, Fronteira, Habitat, Continente, População, Região, Povo, Migração, Relações Internacionais, Energia,Transportes e Atividades Econômicas.

Abordagens Filosóficas da Geografia Humana

Os métodos de estudo de cada campo da Geografia Humana utilizam normalmente diferentes tipos de aproximações filosóficas dos fenômenos em estudo.

Essas aproximações são designadas por Geografia do Comportamento, Geografia Crítica, Geografia Marxista e Geografia Feminista.

Segundo a visão da Geografia do Comportamento o ser humano é estudado através de várias áreas do conhecimento, sendo particularmente utlizada a cognição para explicar o entendimento do Homem do meio que o rodeia, e a forma como reage a esse meio.

A cognição define-se como a forma de “conhecer”, tendo como base fenômenos como o raciocínio, o pensamento, a memória e a imaginação. A cognição é um ramo de estudo da Psicologia (a Psicologia Cognitiva).

Para os estudiosos que seguem a Geografia Crítica é necessário abandonar a neutralidade científica e fazê-la uma ciência política, para que a geografia promova a igualdade social e econômica; esta corrente filosófica tem uma atitude de crítica à sociedade capitalista.

Como subcorrente da Geografia Crítica existe a Geografia Marxista que usa os princípios do marxismo para estudar a inserção do Homem na sociedade e no meio e a inter-relação entre eles.

Com uma realidade temporal e uma força diferentes em cada país, a Geografia Feminista adota a visão feminista para estudar a interação entre o Homem, o espaço e a sociedade.

O que é Geografia: e o que ela estuda

                                            O que é Geografia: e o que ela estuda

A Geografia é uma ciência ensinada nas escolas há anos. Devido aos seus ensinamentos, milhares de pessoas conhecem os continentes mesmo sem ter estado neles. O estudo da natureza e de seus aspectos físicos como o clima e o tipo de solo em que pisamos, também pode ser conhecido através desta disciplina tão necessária para o desenvolvimento do ser humano. Mesmo que ela não agrade a todas as pessoas, é inegável que, apesar disso, consegue desenvolver o estudo crítico sobre diversos aspectos da vida na terra. É imprescindível que cada vez mais, haja profissionais competentes que possam desenvolver o gosto pela matéria dentro da cabeça de alunos no mundo todo. 


O que ela estuda?

Clima, relevo, solos e rochas fazem parte dos estudos de uma disciplina conhecida por geografia física. O que ela faz é analisar os aspectos físicos da terra como um todo, visualizando o tempo em que tais aspectos podem estar presentes no planeta, no espaço e as substancias que compõem cada uma deles.
Além disso, a geografia também pode estudar aspectos que vão além da natureza e a sua composição. Por meio de inúmeras teorias e métodos já analisados, a geografia pode estudar o comportamento humano. A matéria visa analisar com todo cuidado, o modo de agir do ser humano e o que ele traz de consequência para o mundo todo. Além disso, pode estudar taxas de desenvolvimento social como as de natalidade, mortalidade, crescimento populacional e outras características que fazem a sociedade ser como é hoje em dia.

Para que serve a geografia?

A geografia pode estudar diversos aspectos distintos sobre o mundo. Porém, o objetivo para que esta disciplina seja ensinada explica muita coisa. Na verdade, o ensino da disciplina abrange várias áreas importantes, como o desenvolvimento da mente humana para questões relacionadas ao próprio meio em que vivem. Os alunos são capazes de aprender sobre a própria moradia e tudo o que a compõe. Com isso, crianças e adolescentes poderão ser capazes de olhar o planeta com outros olhos e ter noções para que a sociedade se desenvolva cada vez mais e de uma forma muito melhor.
Portanto, a visão crítica que o ensino da geografia trás é tão importante quanto a sua visão da natureza, por mais que ela ajude nos cuidados com o meio ambiente e com o valor que cada ser humano deve ter em relação ao próprio chão que pisam, ganhando uma visão ampla, não só de seu país de origem, mas sim de outras nações.